sexta-feira, 1 de abril de 2011

APROXIMA-SE O DIA DO TRABALHO

Texto de Ben Kalil



Eu acho que o maior grupo de pessoas que habitam nosso planeta é o dos trabalhadores.

E o dia em que se comemora o valor desta gloriosa classe está novamente chegando, ou seja, 1º de maio. Faltam, portanto, trinta dias e eu pensei em fazer um comentário sobre esta classe que é universal.

Não existe lugar nenhum nesta Terra em que não haja trabalhadores. Não há nenhum habitante que não venha a conhecer o trabalho, seja ele de que ramo for ou em que área labute.

Não há grupo mais forte e mais poderoso do que o dos trabalhadores. E eu fico imaginando se fosse possível reuni-los em uma só causa, em uma só pretensão: não teria governo nem ditadores que os derrotassem. E eu não estou falando em lutas e nem em protestos violentos.

Eu apenas estou imaginando se todos os trabalhadores parassem e dessem as mãos, nós daríamos a volta ao redor do mundo; seríamos realmente respeitados e nós nos orgulharíamos do suor derramado para criar tudo que há de bom e tudo que conforta a humanidade.

Nós nos orgulharíamos de existir.

Porém, isolados, em pequenos grupos, como acontece, nós não passamos de escravos, explorados pelos poderosos, quando deveria ser o contrário, pois nós somos a maioria. E quando eles precisam de nós, sempre estamos presentes. Mas depois, eles se esquecem e só pensam neles. E nós, os trabalhadores continuamos sendo injustiçados.

Prometem-nos tudo: o céu, a terra. Prometem-nos segurança, prometem-nos uma vida boa, prometem-nos mais vagas no mercado de trabalho, e depois só nos resta o direito de pagar impostos, de arcar com todos os aumentos de tudo que precisamos comprar - o que nós produzimos!

Isso é justo? Nós que trabalhamos por míseros salários merecemos o que nos impõem? Eu, particularmente, acho que não. Eu acho que está faltando solidariedade, está faltando o Amor e a vontade de ser uma pessoa boa, solícita e honesta. Em todas as partes do mundo há crianças morrendo de fome, idosos morrendo por falta de atendimento médico; há homens, há mulheres também sem alimentos, sem remédio e sem onde morar. Todas as autoridades que prometem cuidar do povo cruzam os braços e se escondem atrás de suas opulências. E quando, por mero acaso, são encontradas, têm a coragem de dizer que está tudo bem. E voltam a se esconder.

Nós, trabalhadores, infelizmente, não temos nada a comemorar neste próximo 1º de maio porque nossa vida continua a mesma. Porém nós estaremos sempre prontos para o nosso trabalho. A nossa ingenuidade continuará nos fazendo gratos por podermos trocar nosso suor por tostões insuficientes para levarmos uma vida realmente digna.

Mas o nosso coração continuará batendo e nos fornecendo Amor suficiente para darmos para nossos filhos e para todos os que vivem em torno de nós. O nosso sangue continuará a nos dar força para suportarmos essa disparidade, e correrá por nossas veias dando o calor e a esperança de dias melhores.

Haverá um dia melhor, eu tenho certeza, só não sei quando será. Talvez eu não esteja presente para testemunhar, mas quem sabe, um filho meu ou mesmo um de meus netos terá a felicidade de ver a chegada deste dia.

E assim todos os membros dessa maravilhosa população de seres produtivos e úteis terão o privilégio de desejar uns aos outros um feliz dia do trabalho.



http://blogsintese.blogspot.com
Respeite os créditos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário.
Comentários enviados anonimamente não serão publicados.
SINTESE